Resenha #4: A Seleção


Se chorei ou se sorri,
o importante é que "A seleção" eu li.

Porque Herick pediu.

     Onde/Quando isso tudo começou?
     Estava eu, em mais uma de minhas visitas a loja Americanas, quando me deparo com uma capa surpreendente - e como já tornei isso bem óbvio, capas lindas me seduzem.
     Nome? A Seleção.
     O que fez? Mudou minha vida.

     Nessa de "Compro" "Não compro" "Tá caro" "Já comprei livros nesse mês" "Acho que minha mãe vai acabar falindo" "Mas esse livro é tão perfeito" "Minha nossa! Olha só aquela menina lendo A Seleção" "Ei moça me empresta rapidinho? Só pra eu sair correndo, ler e nunca mais te devolver?" acabei desistindo e lendo em PDF mesmo (tudo isso graças a meu novo Pavilion x360 da HP).
 
    Vamos a ficha técnica então?
     O.k.
ATENÇÃO! ESTE POST CONTÉM SPOILERS.
   


Título: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Páginas: 368
Editora: Editora Seguinte
Ano de Lançamento: 2012
Li em: 2014
Classificação (4/5)







 



     Comecei a leitura enquanto viajava para a casa dos meus avós, no domingo, e terminei de ler na segunda-feira à noite.


     Em um país pós-guerra mundial, Estados Unidos da América tornou-se Illéa: um país dividido entre castas e liderado pelos reis Clarkson e Amberly Schreave, da casta 1 ver a lista com as características de cada casta logo no fim. Pela louca lei, assim que o sucessor ao trono completasse 18 anos, teria de passar pela Seleção para decidir entre 35 garotas, quem seria sua esposa, princesa e futura rainha do país. E Maxon completou os tão sonhados 18tão!

     Em uma casta paralela, lá no quase infelizes para sempre, vivia America Singer. Uma adolescente de 17 anos que pertencia a casta 5. E para completar, sonhava com seu felizes bem pobres para sempre ao lado de Aspen.

     Como eu disse antes, Maxon completou seus 18tão, e como diz na lei, garotas entre 17 e 21 anos devem se inscrever para concorrer ao posto de amor verdadeiro/futura líder.

     Mas nossa querida América nem sonhava com isso. Queria viver/respirar Aspen. Diferente de sua mãe, que suspirava A Seleção.

     Sob influência de sua mãe e pedido de Aspen, América decide se inscrever, totalmente descrente de que vá conseguir passar. Enquanto o resultado não sai, ela prepara um jantarzinho romântico só para ela e Aspen. Já disse pra vocês que Aspen é da casta 6? Ah!, é. Ele é. E por este motivo, Aspen é todo inseguro, imaginando não ser bom o suficiente para sua amada América. Ele acaba ficando desnecessariamente irritado com ela, por ter gasto dinheiro no tal jantarzinho e termina tudo.

     E como fica o coração de América? Quebrado em sei lá quantos pedaços. Só sei que até eu fiquei com raiva do Aspen! Aquele cretinho... enfim.

     E então é anunciado o nome das 35 meninas e adivinha só? Meri está no meio!
     Ela ficou estupefata, diferente de todos nós, claro.
  Mas viu aquilo como uma oportunidade para fugir de seus sentimentos e curar o coração atropelado/destroçado/quase que um morto-vivo.

     Antes mesmo de chegar ao palácio, conhece garotas como Celeste e Merlee.
     Merlee é uma fofa, Celeste não.
     De cara você percebe que Merlee é super gentil e que a Celeste é uma vaca.

     Então Meri chega ao palácio.

     Ela está ali simplesmente pelo dinheiro que as famílias ganham por ter suas filhas na seleção e como eu já disse antes estava fugindo de seus sentimentos por Aspen.
     Sinceramente achei logo de cara todas aquelas meninas bem falsas.
     Meri não se deixa cair pelo charme de Maxon - tanto que na primeira noite no castelo ela gritou com ele. Mas acho que Maxon caiu de quatro por Meri. Ele até fez questão de marcar o primeiro encontro com ela para isso acontecer ele teve de apostar com ela que a irmã mais nova de América choraria quando provasse do bolo de morango lá.
     E se você pensa que ela caiu em amores por Maxon. Se enganou.
     Rolou até um chute bem no você-sabe-onde.
     Mas Maxon não expulsou-a por isso. Tão fofo *-*
     Entre muitas tretas, intrigas, meninas pulando fora, Celeste v1d4 l0k4 tentando arrancar o vestido de América, rebeldes atacando o castelo, uma cômica amizade cresce entre Meri e Max {}

     Rola até primeiro beijo de toda a vida de Max.     América sabe que é especial para ele. E ele espera realmente que, no final, ela seja sua escolha.     Mas a...Pra criar conflitos, quase no final do livro... quem aparece?
     Aspen.
     O gatão ex-namorado de América disposto a abalar geral e reconquistar o coração de nossa protagonista queridinha.
     Aí que a treta começa mesmo!

     Eu, ainda sem muita fé no love forever entre Amexon{?}, fiquei até um pouco abalada pelo amor proibido que Kiera criou ali.

     Mas não o suficiente para meu coração partido em pedaços por Aspen se reconstruir sim, porque eu tomei as dores de América e não perdoei Aspen.

     Disposto a adiantar as paradas pra decidir logo quem será sua amada, Maxon decide pular para  A Elite. Composta por 6 garotas.

     E o livro acaba com Meri começando sua indecisão: Aspen ou Maxon? Maxon ou Aspen?
     E eu, sem perder tempo algum, pulo direto pra A Elite.





Agora vem a parte lecau de toda resenha: Minha humilde opinião.


     Fui pega desprevenida em uma semana sensível.     Foi um livro um pouco corrido isso não significa que é um defeito. Kiera não ficou de lenga-lenga em detalhes badalados e criando e enfiando fatos ocorridos. Ela é uma escritora bem objetiva e racional.     Não é uma Becca da vida, mas tá chegando lá.     América pode ser comparada não me matem, por favor com a Katniss.     Agora tá na moda escrever sobre estórias futuristas, né? nada comentarei, pois também estou desenvolvendo um livro assim rçrçr.     Você fica o tempo todo intrigado, tentando decidir quais são os sentimentos reais de América em relação a Maxon. E sua indecisão acaba até que irritando um pouco.     As vezes dá vontade de entrar no livro, estapear América e dizer: "Minha filha, para com esse fogo. Agarra seu homem e vá ser feliz."     E o cômico é que sua indiferença em relação a coroa, acabou despertando um interesse em Maxon.     Ouso dizer que o chute e as grosserias de América ajudaram um pouquinho para esse sentimento aflorar HAHAHA.     Maxon também me irritou um pouco. Aquele lenga-lenga todo de "Ah!, eu não tenho controle sobre o pais!" "Coitadinho de mim, ter que decidir entre essas mulheres, a ideal"     Mas tudo bem, perdoei fácil fácil.     Uma dica: não espere um príncipe dos contos de fadas que costumamos assistir na Disney. Ele é o oposto completo.

     Vale mais que apena ler este encanto literário.

     Só não vale tentar roubar o Maxon de mim, o.k,? Porque eu conheci primeiro. Ele é meu!
Beijos & Boa sorte!



Lista das características de cada casta:

Casta 1: A nobreza e o Clero.
Casta 2: Celebridades, modelos, atletas profissionais, políticos, atores e oficiais.
Casta 3: A elite, educadores, filósofos, inventores, escritores, cientistas, médicos, veterinários, dentistas, arquitetos, bibliotecários, engenheiros, psicólogos, cineastas, produtores musicais, advogados.
Casta 4: Fazendeiros, joalheiros, corretores de imóveis e de seguros, chefes de cozinha, mestres de obras, proprietários e donos de restaurantes, lojas e hotéis.
Casta 5: Artistas, músicos, fotógrafos e dançarinos.
Casta 6: Secretários, serventes, governantas, costureiras, balconistas, cozinheiros, motoristas.
Casta 7: Jardineiros, pedreiros, lavradores, pessoas que limpam calhas e piscinas, e quase todos os trabalhadores braçais.
Casta 8: Pessoas com deficiência (especialmente quando desamparadas), viciados, fugitivos, sem-tetos e bastardos.




7 comentários:

  1. Até chorei de rir aqui....
    kkkkkkkkk
    "celeste vida loka"
    "felizes bem pobres para sempre"
    kkkkkkkk
    so voce gabi...

    ResponderExcluir
  2. Eu peguei esse livro emprestado HOJE!
    Agora to ansiosa pro beijo dos dois...

    ResponderExcluir
  3. To amaaaandooooo seu blog gabi
    Altas risadas aqui...

    ResponderExcluir